sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Principais Comandos ABAP em um Report

Um Report ABAP tem a seguinte estrutura:

Declarações

Como o próprio nome diz no primeiro item são apenas declarações de variáveis, tabelas internas, estruturas. Qualquer dúvida você pode consultar o post sobre Tipo de Dados que fiz. Já no segundo item temos a Tela de Seleção como o nome diz é onde você defina uma tela com alguns campos onde o usuário pode escolher os dados que serão apresentados, por exemplo data, numero de documento, entre outros, abaixo você pode ver um exemplo de tela de seleção e seu código ABAP.

Eventos

Como já disse anteriormente um Report/Programa Executável tem alguns eventos que sempre são chamados, os principais são:

  • INITIALIZATION – Antes de mostrar a tela de Seleção do programa passa por este ponto antes, então aqui pode ser utilizado para iniciar algumas variáveis, e alguns outros checks.
  • AT SELECTION-SCREEN – Após alguns comandos do usuário passa aqui, pode-se testar o que o usuário digitou.
  • START-OF-SELECTION – Toda tela de seleção tem um botão, conforme você pode ver acima na imagem é um relógio com um check verde, toda vez que apertar ele, é onde você manda executar, portanto ele vai passar aqui para você começar a tratar os dados e apresentar ao usuário.
  • END-OF-SELECTION – Após o START-OF-SELECTION o SAP chama este evento.

Subrotinas

Nas Subrotinas você crias seus FORMs. FORM é um bloco de código ABAP que você pode chamar de outros lugares. É utilizado para modularizar o código e facilitar a manutenção e diminuir a digitação. Em outras lingaguens de programação é chamado de Métodos, Funções, Procedure. Por exemplo você em várias partes do programa somar o valor de uma DATA + 10 dias ai você cria um form soma_data e sempre que chamar ele vai fazer o calculo, evitando ter que reescrever várias vezes o mesmo código, e no caso de ter que mudar a soma de 10 dias para 15, você muda em só um lugar.

Nenhum comentário: