segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ABAP - Tipos de Programas

No ABAP temos 9 tipos de programa, conforme imagem.

O mais utilizados são Programa Executável(Report), Pool de Módulos(Module Poll ou ONLINE), e Grupo de Funções. Vamos ver um detalhamento das características de cada um.
  • Executável/Report - como seu próprio nome diz, estes programas são utilizados para fazer relatórios de apresentação de dados, ou então executar tarefas em background/job. Este são os unicos programs que podem ser chamados através do comando SUBMIT, e também sempre que executados passam por eventos como INITIALIZATION, START-SELECTION, etc.
  • Module Poll/Online - são bem similares aos Reports exceto pelo fato de não ter os eventos e não funcionam através de SUBMIT. Esses programas são mais utilizados para interface com o usuário com telas, mensagens, etc. Eles podem ser praticamente substituido pelos Reports, basta usar Includes nos reports, porém não é indicado. Esses programas o podem ser chamados através de transações associada a alguma tela do programa.
  • Grupo de Funções - Esse é o unico programa que pode conter Modulo de funções, um grupo de função nada mais é do que um conjunto de Funções(que também é um tipo de programa mas não está na imagem por ser feito em outra transação). Esse tipo é usado para fazer códigos reutilizaveis por vários programas, por exemplo a função standard do SAP POPUP_TO_CONFIRM onde apresenta uma mensagem POP-UP de confirmação para o usuário.
Como eu disse esses são os 3 mais utilizados, o que mais se utiliza mesmo são reports, que são muitos utilizados para fazer relatórios e também para pegar dados de um TXT e inserir nas tabelas SAP, já funções é usado bastante as Standard do SAP sempre tem alguma pra auxiliar você a fazer algo mais rápido no Report/Module Poll, e Module Poll também são muito utilizados mas não tanto qto um Report, nem sempre tem um programa com bastante interação do usuários e quando tem tem que dar a sorte de ser o ABAPER escolhido pra faze-lo.

Nenhum comentário: